sexta-feira, 6 de maio de 2011

Câmeras IP crescem no Brasil - 05/05/2011 - IT Web - Notícias

País é um dos países mais avançados na transição da tecnologia analógica para a digital
Martin Gren, inventor das câmeras IP

O Brasil é um dos países mais avançados na transição da tecnologia analógica para a digital, como apontam os dados da empresa de análise IMS Research. Segundo a companhia, o mercado de câmeras de segurança analógicas terá uma taxa composta de crescimento anual de apenas 1,3% entre 2009 e 2014 na América Latina. Por outro lado, a previsão é que o mercado de câmeras de segurança em rede tenha uma taxa composta de crescimento anual de 39,2% no mesmo período.

Câmeras IP crescem no Brasil - 05/05/2011 - IT Web - Notícias

Projeto de Lei em tramitação, pretende coibir vídeos com orientação ou estimulo a violência

Projeto de lei em tramitação, pretende coibir vídeos com orientação ou estimulo a violência, segundo o Deputado responsável pela proposta, o atirador da cidade de Realengo RJ, aprendeu a manusear as armas utilizadas para matar 12 crianças dentro da escola, en vídeos no you tube  como também conseguiu comprar o equipamento para recarrega-las de forma mais rápida.  

terça-feira, 3 de maio de 2011

EUA jogam corpo de líder da Al Qaeda ao mar - 03/05/2011

Agora São Paulo - Mundo - EUA jogam corpo de líder da Al Qaeda ao mar - 03/05/2011: "EUA jogam corpo de líder da Al Qaeda ao mar
Folha de S.Paulocapa
WASHINGTON - Um sepultamento no mar marcou o desfecho ontem do terrorista Osama bin Laden, 54 anos, morto com dois tiros na cabeça no Paquistão após quase dez anos de buscas pelos EUA."

Além de evitar a criação de um ponto de "peregrinação", a decisão de levar o corpo ao mar foi creditada ao curto período de tempo entre o fim do ataque e a conformidade com rituais islâmicos. Segundo os EUA, foram executados ritos religiosos no navio USS Carl Vinson, no mar da Arábia.
A operação, que culminou ontem com um ataque noturno à mansão do saudita no Paquistão, surgiu em 2007. O presidente americano Barack Obama foi avisado em agosto de 2010 de que a agência possuía uma pista quente sobre o paradeiro do saudita. A CIA achou em seguida a casa do mensageiro de Bin Laden, uma mansão de U$ 1 milhão em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa.
O local tem muros de quatro metros de altura, arame farpado e câmeras. A estrutura não se justificava para a proteção de um mensageiro, que não teve o nome divulgado.
Obama autorizou o ataque na última sexta-feira. Dois helicópteros Black Hawk decolaram por volta de 0h30 de ontem, de uma base no Afeganistão. Ao chegarem à mansão o primeiro helicóptero foi alvo de um disparo de lança-foguetes e teve que fazer um pouso forçado.
Vinte militares invadiram a mansão, que não tinha telefone nem internet. O mensageiro, seu irmão, e um filho de Bin Laden foram mortos. O saudita foi encurralado no último andar do edifício e morto. John Brennan, conselheiro de Obama, disse que ele usou uma de suas esposas como escudo humano; mais tarde, fontes da Casa Branca negaram que se tratasse da mulher de Bin Laden.

Agora São Paulo - Brasil - 1 em cada 8 juízes criminais vive sob ameaça - 03/05/2011

Agora São Paulo - Brasil - 1 em cada 8 juízes criminais vive sob ameaça - 03/05/2011: "1 em cada 8 juízes criminais vive sob ameaça
Folha de S.Paulo
Quarenta dos cerca de 300 juízes federais de varas criminais do país estão sob ameaça do crime organizado --ao menos um a cada oito magistrados federais."

Há casos de juízes que têm os passos monitorados por criminosos, abdicam de sua vida social e acabam pedindo transferência para trabalhar em outros Estados.

O levantamento é da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), que considera a proteção oferecida aos magistrados --que é feita pela Polícia Federal-- insuficiente.

O corte no orçamento da PF teve consequência imediata na proteção dos juízes.

O único juiz federal que recebe proteção permanente da Polícia Federal, Odilon de Oliveira, afirma que foi reduzido o número de agentes que faziam sua segurança.

Especializado no combate a crimes financeiros e ameaçado de morte por organizações que atuam na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, Oliveira recebe proteção há 13 anos.

Sua segurança, antes a cargo de nove agentes, hoje é feita por seis. As equipes foram completadas com agentes de segurança patrimonial da Justiça. "Não é um pessoal treinado e serve apenas de motorista", diz.

Em fevereiro, a PF descobriu um plano para matar a juíza Lisa Taubemblatt, de Ponta Porã (MS).

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) anunciou proteção especial a ela, que atua em um processo contra uma quadrilha de tráfico de drogas e de armas.

Mas, segundo a juíza, os agentes só apareceram cerca de duas semanas após a promessa e foram embora dias depois. "O carro deles ficou dias parado lá [em frente à vara], e ainda de forma irregular. O máximo que ele fazia era estragar o gramado."

Outros juízes ameaçados contam somente com a proteção dos seguranças das varas em que trabalham --caso de três dos dez que atuam em varas criminais do Rio.

Uma delas é Adriana Cruz, que julgou casos relacionados à máfia de jogos ilegais.

"Sua proteção é tão precária que ela comprou com o próprio dinheiro um carro blindado de segunda mão", diz o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, que conversou com os 40 juízes ameaçados.

A Ajufe defende a criação de uma polícia judiciária, dedicada exclusivamente à proteção dos magistrados.

Gestor de Segurança – Profissional Interdisciplinar

Gestor de Segurança – Profissional Interdisciplinar

O gestor de segurança não pode, e não deve, se limitar aos conhecimentos adquiridos na graduação e sim buscar seu aperfeiçoamento ."

No Brasil, ainda é recente a formação acadêmica do gestor de segurança; entretanto, já se faz necessário que ele amplie seus conhecimentos para o melhor exercício da função. A cada dia a palavra segurança tem uma abrangência maior e envolve todas as áreas de uma corporação.


O gestor de segurança não pode, e não deve, se limitar aos conhecimentos adquiridos na graduação e sim buscar seu aperfeiçoamento e ampliação de conhecimentos nas demais áreas envolvidas, tais como:


  • Segurança Eletrônica

Sistemas de alarmes monitorados, C.F.T.V., controles de acesso, digitalização de imagens e integração de sistemas. Hoje a Segurança Eletrônica é necessária e complementar à Segurança Patrimonial.


  • Gestão de Projetos

Com base no PMBOK podemos gerenciar, implantar e acompanhar projetos diversos, avaliar seus custos, cronogramas, pessoas envolvidas e, dessa forma, julgar se sua aplicação é adequada naquele cenário.


  • Gestão de Pessoas

As pessoas podem ampliar ou reduzir as forças e fraquezas de uma empresa dependendo da forma como são geridas. Portanto, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para o sucesso de uma corporação.


  • Logística

Análise técnica do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços. Com base nesses conhecimentos é possível se minimizar os riscos do roubo de cargas e das quebras de estoque, por exemplo.


  • Gerenciamento de Riscos

Conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas, focando no tratamento dos riscos que podem causar danos pessoais, ao meio ambiente, ao patrimônio e à imagem da empresa. Fazendo uso deste tratamento podemos quantificar e apresentar à alta direção os lucros promovidos pela Segurança.


  • Administração Estratégica

É vital termos uma visão clara das metas e prospectarmos o ambiente em que está inserida a corporação. A Administração Estratégica é um processo contínuo e composto de 5 etapas básicas: análise do ambiente, estabelecimento de diretrizes, formulação de estratégia, implementação e controle.


  • Segurança das Informações ou T.I.

Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplicam-se tanto às informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para o uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.


  • Idiomas

Cada vez mais, é requisitado aos gestores o domínio de um segundo idioma, principalmente i inglês e o espanhol, ampliando e facilitando seu acesso a informações e pessoas.


Não podemos deixar de citar outros conhecimentos essenciais, tais como: Informática, Etiqueta Profissional, Práticas de Sustentabilidade, Redação Empresarial, etc.


Com base nisso podemos agregar mais uma série de conhecimentos que irão conferir um diferencial ao profissional e facilitarão sua execução de relatórios e estabelecimento de contatos com a alta direção das empresas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fantasmas da Gestão dos Riscos e Perdas

Fantasmas da Gestão dos Riscos e Perdas

Diariamente lutamos contra vários fantasmas que aparecem e interferem na gestão da prevenção dos riscos e das perdas, sentimo-nos de mãos amarradas, pois os tais não têm corpo definido no qual possamos mirar nossas forças para um nocaute, aparecem e desaparecem no nosso mundo real sem um calendário previsto.

De vez em quando assombra-nos um chamado “Turnover”, ele chega rápido embutido na atratividade de setores da economia que crescem assustadoramente como TI ou vendas de Eletroeletrônicos, quando ele se vai, leva nossos agentes, os melhores!

Porém este assombro só aparece após a passagem do “Vale Quanto Pesa”, se o anterior é um vendedor, este é um estrategista! “Vale Quanto Pesa” começa por questionar nossos agentes do porque eles ganharem menos que os conferentes de mercadorias, pouco a mais que a frente de caixa ou um terço do chefe da seção, se são eles quem fiscalizam tudo e tem a árdua missão de fazer cumprir as normas e procedimentos da Empresa.

Nossos agentes de fiscalização, de prevenção, de segurança ou nossos caçadores de riscos e perdas são os nossos “olhos” desde a chegada do caminhão nas docas até a saída do cliente, e nossa missão como gestor de prevenção de riscos, de perdas, de auditoria ou de segurança é impedir que estes fantasmas entrem em nossas unidades e caso entrem saiam decepcionados.

Os Caça Fantasmas resolveriam o problema se a economia congelasse a partir de agora, mas como isto não vai acontecer, haja vista a guerra de preços com os países do oriente e a participação crescente da classe CD entre outros aspectos, nos resta ser melhores que os Fantasmas, Vai encarar?

O “Turnover” confunde as pessoas prometendo-lhes preço ao invés de valor.

Se você continuamente preocupa-se com a formação profissional, moral e ética de sua equipe; reconhece cada atitude comportando-se como farol ou bússola nos momentos de neblina este cara não lhe assombra, porque fantasma não tem definição de valor, não sabe, por exemplo, quanto vale uma folga em um aniversário do único filho, sabe quanto custa um analgésico, mas não tem mãos pra arrancar na raiz a preocupação de um pai de família que recebe pouco mais de um salário mínimo mensal.

Geralmente o “Turnover” tem êxito quando o gestor não conhece nem o nome de seu colaborador, quando frases como “obedece quem manda...” faz parte do feedback ou do coaching, portanto, ele pode entrar inúmeras vezes na folha de pagamento, mas nunca deverá chegar ao RH e você gestor é a divisória.

Já o “Vale Quanto Pesa” exige um pouco de conhecimento de matemática para afastá-lo, mas se você faltou nestas aulas pode aprender com a velha e boa balança de dois pratos.

O Ideal é que você tenha um sistema de registro da atuação dos fiscais contemplando as abordagens que resultaram em recuperação de mercadorias e seu modus operandi; coloque isto em um prato da balança, adicione ainda acidentes que aconteceram na loja ao lado que não contava com um colaborador como o seu, acrescente ainda metas para redução de produtos de alto risco, desafie fornecedores críticos á lhe entregar produtos com qualidade e volume correto nas docas.

É claro que um bom caderno com as anotações resolve, porque o segredo não está no sistema ou no caderno, está em mostrar ao seu time que eles têm muito valor e aos fantasmas que o seu time não tem preço.

Conheço um Líder que há dois mil anos atrás escolheu doze homens que estavam longe de serem os melhores da época, mas a proximidade dos seus colaboradores com ele fez com que desprezassem fantasmas como o Império Romano e a morte, e tornaram a maior Equipe já existente na face da terra e Ele disse aos seus agentes você poderiam fazer coisas melhores do que Ele.

Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos

                                  

O IBGC, dando seqüência a seus “Cadernos de Governança Corporativa”, lança o “Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos”.
O objetivo desta iniciativa é trazer ao mercado informações práticas que contribuam para o processo da governança corporativa e auxiliem conselheiros e demais administradores a desempenhar melhor as suas funções. Contribui, assim, para aprimorar o funcionamento do mercado, gerar maior confiança dos investidores e, conseqüentemente, propiciar maior fluidez de recursos para as empresas.
acesse o link e confira.