sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GERENCIAMENTO DE CRISE

Olá pessoal dei uma passadinha rapida para deixar essa matéria legal de Gerenciamento de Crise, é artigo na revista eletrônica da Brasiliano e Associados.
abaixo o link bons estudos.

http://www.brasiliano.com.br/revistas/edicao_55.pdf?PHPSESSID=d5c1a0a9a19427ef4dc5167e6d7bf069

NEXT GENERATION CENTER - CURSOS GRATUITOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


Olá pessoal estou passando para deixar novidades, a Next Generation Center está fornecendo cursos gratuitos EAD, entre os vários cursos posso citar, Segurança da Informação, Certificação Digital, Governança Coorporativa, entre muitos outros ligados a área de TI, e o mais interessante é que eles disponibilizam a apostila do curso o qual, você esta fazendo e ao final e feita uma avaliação onde caso tenha no mínimo 80% de acertos você conseguirá imprimir o seu certificado.
O material de estudo é ótimo já fiz e indico.
Abaixo o link, bons estudos.
www.nextgenerationcenter.com/courses.php

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ISO 28002, NO GERENCIAMENTO DO SUPPLY CHAIN

ISO 28002, e a Gestão de Supply Chain


O que é?
Surgiu com o intuito de tornar o Supply Chain mais robusto, isso em razão do incômodo que causa o seu rompimento, sejam por desastres naturais, crises econômicas, atentados terroristas, acidentes ambientais entre outros; como também pode ser influenciado por tendências organizacionais, redução de custos, outsourcing, variação de produção etc. Enfim fazer com que a Supply Chain não só continue operando num ambiente de risco, mas tornar a resiliência numa vantagem competitiva.

Qual a sua aplicabilidade?
A norma ISO 28002, vem com uma serie de normas internacionais com característica de integrar-se a outras normas da ISO como, por exemplo, a ISO 31000, falada aqui em outro artigo. Com o objetivo de prover um processo de auditoria genérico, em estabelecer, checar, manter e melhorar o sistema para intensificar a prevenção, preparação, e mitigação, resposta, continuidade, e recuperação dos incidentes que produzem ruptura (crise ou desastre) de uma Supply Chain.

Benefícios?
Como à aplicação da ISO 28002, a organização terá todo o fluxo do sistema detalhado, analisado, implementado, buscando sempre de forma concisa uma correção para as deficiências identificadas, que serão monitoradas, e medidas, para se ter uma avaliação da complacência e do desempenho do sistema. Isso irá nos traduzir a distancia que nos separa da situação ideal, e das possibilidades que há em gerenciar riscos em um Supply Chain pode trazer em termos de benefícios, custos, produtividade e, continuidade de existência de uma empresa após a ocorrência de eventos indesejáveis.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CERTIFICAÇÕES NA SEGURANÇA CES/ ASE/ CPP

Olá pessoal tenho uma noticia muito importante para vocês, vemos hoje em em inúmeras profissões existem certificações para comprovar que determinado profissional ou empresa realmente está capacitado para exercer a profissão ou serviço que se propõe à realizar, é uma forma de garantir que estamos contratando especialistas num determinado seguimento. E na segurança não é diferente existem inúmeras certificações de habilitação profissional.
É importante conquistar alguma certificação em segurança para comprovar seus conhecimentos, e suas habilidades. Hoje há duas certificações nacionais: CES – Certificado de Especialista em Segurança pela ABSO (Associação Brasileira de Segurança Orgânica), que exige três anos de experiência em segurança empresarial e 2º grau completo, isso para fazer a exame, formado por 160 questões onde o candidato terá de acertar no mínimo 70% da avaliação em dez áreas de conhecimento, e a ASE – Analista de Segurança Empresarial pela ABSEG (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança). Nesta última há exigência da formação em curso superior. Se for em qualquer área, exige mais 6 anos de experiência no ramo de segurança ou 4 anos se tiver exercido cargos de chefia ou gerência de segurança; o profissional, que trabalha como gestor de segurança, precisará de apenas 2 anos na função, se possuir um curso de pós-graduação/MBA em segurança para prestar o exame, que poderá também solicitar através de “Títulos e Experiência Profissional”. Entretanto, há outra certificação que agrega muito conhecimento e que é considerado um dos maiores títulos almejado pelos profissionais de segurança é o CPP – Certified Protection Professional, ou seja, Profissional de Proteção Certificado pela ASIS (American Society For Industry Security). Trata-se de uma certificação internacional existente há 25 anos, com apenas 12.000 no mundo, espalhados em 40 países.
Se você desejar maiores  ou se cadastrar é só dizer em qual e eu passarei o e-mail ou link para que você se cadastre e obtenha maiores informações.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

portaria 387/2006 - DG/DPF

Portaria 387/06 - DG/DPF
A presente portaria disciplina, em todo o território nacional, as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.
http://www.dpf.gov.br/servicos/seguranca-privada/legislacao-normas-e-orientacoes/portarias/Portaria_3872006_DGDPF_alterada_pela_Portaria_7812010_salvo_em_04022010.pdf/view

LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983

Olá caros leitores, estou colocando à disposição, de vocês o link da Policia Federal onde fala sobre as normas da lei que regem nossa área aqui no Brasil, como também todas as suas alterações feitas nos últimos anos pelas portarias, que convenhamos não acrescentou tantos benefícios assim, e nem alterou tanta coisa assim, se considerar-mos, a quantidade de empresas, e de homens fazendo a nossa segurança, é inacreditável que se exija tão pouco de um profissional, (no que tange a características para se tornar um vigilante), com tamanha responsabilidade não dar pra entender, ainda por cima em meio a tantas alterações feitas ninguém se lembrou de alterar as medidas utilizadas para se classificar valores, que é o UFIR medida já inexistente em nosso pais, inaceitável. Assim vemos vigilantes despreparados, que são regidos por uma lei inadequado para os nossos dias e necessidades atuais, sendo treinados não em seu todo, mas em sua maioria por escolas descompromissadas com o segmento e o objetivo de formar pessoas capazes de fazer segurança, que trabalham em muitas empresas desonestas, ilegais, que vedem homens não segurança, onde o único propósito é o lucro, responsabilidade esta que se estende para os que compram esses serviços, sem antes investigar e buscar informações que possam lhe garantir uma certeza de que não estam comprando "gato por lebre"; após esse emaranhado de divergências e dificuldades, espera-se ainda total eficiência e eficácia da segurança em nosso pais, que em meio a muita luta tem conseguido conquistar o espaço que lhe é de direito, deixando assim de ser vista com apenas um gasto, para a empresa e passando a ser um investimento, pois quando se faz segurança como se deve fazer, com estratégia, seriedade e compromisso, as organizações passam a ganhar deixando de perder.
Abraços
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L7102.htm

CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO, MBA E ESPECILIZAÇÃO EM SEGURANÇA

ME FORMEI, O QUE FAZER AGORA?

Caros leitores hoje trago noticias de grande valia para todos, mas em especial para os futuros formandos, que estam se deparando com a difícil tarefa de após sua formação em nível superior, passam à buscar uma colocação no mercado de trabalho, exercendo a função na qual se formaram nesse caso Gestão de Segurança Empresarial. Sabedores que apenas a formação não é garantia de boa colocação no mercado muitos procuram cursos de pós- graduação ou MBA ligados a segurança.
No intuito de ajudá-los ponho à disposição algumas das opções que hoje temos.
Além das comumente oferecidas como segurança da informação, e outros ligados a prevenção de perdas e auditoria, ministrados em conceituadas faculdades como a FGV (Fundação Getúlio Vargas), hoje temos ainda melhores opções, tendo em vista a ligação direta a área da segurança ministrados e coordenados por profissionais da área. Esses cursos de pós graduação e MBA (análise de risco, auditoria, fraudes,...) e também de cursos técnicos como o MBS (Master business security) entre outros tantos, que foram criados da parceria da Brasiliano e Associados e  a Faculdade FESP/FAPI.
   Espero ter ajudado em algo e me ponho a disposição para maiores informações.
Abraços.

Especialista contra roubo de obras de arte

Especialista contra roubos de obra de artes.

Surge por ai um nova classe de especialistas contar roubo, falsificação, aniquilação e o comercio ilegal de obras de arte e patrimônio cultural, uma geração de superagentes  que forma a associação arca.
A Association for Research into Crimes Against Art (arca na sigla em inglês).
Arca seleciona e ensina aos analistas, que deverão saber de criminologia a historia da arte, conhecer situação do mercado da arte, entre outros conhecimentos, explica Noar Charney fundador a Agência Efe.
Essa preparação está acontecendo discretamente em um curso de pós-graduação criada a três anos somente, pela arca. As disciplinas estão sob a responsabilidade de membros da associação como ex-diretores de agências de segurança como Scotland Yard, entre outros profissionais.

NBR ISO 31000 SINOPSE

CONHECENDO A NBR ISO 31000

O que é?
Durante os anos de 2007 me 2008 uma serie de questões de Risco - Desde a crise de liquidez nos mercados financeiros até as preocupações emergentes sobre terrorismo entre outros temores- Chamou a atenção mundial para a fragilidade da sistêmica dos processos estratégicos das nações e, conseqüentemente do mundo.

E é nesse emaranhado de temores que surge a isso 31000, tendo como principal propósito integrar os diferentes conceitos de Gestão de Riscos Corporativos (International Organization for Standardization). Portanto ela deveria harmonizar padrões, regulamentações, e frameworks publicados anteriormente e que de uma forma ou de outra estão relacionadas com a gestão de risco.
 A ISO 31000 vem para, fazer com que a analise de Riscos, feito dentro de uma determinada organização tenha um padrão de relações, no intuito de produzir uma visão holística do todo, sabendo que um departamento sofrendo impacto todos os demais sofreram conseqüências, um sistema para mitigar a questão de tratamento de Riscos de forma isolada.
      Assim a ISO 31000 apresenta processo consistente e uma estrutura abrangente para ajudar e assegurar que o risco será gerenciado de forma eficaz, eficiente e coerente.

Qual sua aplicabilidade?
Podendo ser aplicada por empresas ou indivíduos incluindo a visão moderna que risco também e uma oportunidade. Assim a norma pode ser aplicada aos vários tipos de riscos ligados aos diferentes setores da organização, tais como: financeiro, tecnologia da informação, saúde e meio ambiente, segurança empresarial, entre outros, enfim são inúmeras as aplicabilidades desta ISO 31000, que pode ser de grande valia quando os objetivos estiverem relacionados com varias atividades, desde as iniciativas estratégicas como as atividades operacionais, processos e grandes projetos, além de auxiliar no desenvolvimento de normas, guias, procedimentos e códigos de praticas que, que no todo ou em parte, estabelecem como o Risco deve ser gerenciado dentro do contexto especifico desses documentos.

Resultados adquiridos?
Quando implementada e mantida de acordo com a NBR ISO 31000; a gestão de riscos possibilita a uma, por exemplo:
  • Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos;
  • Encorajar uma gestão pró-ativa;
  • Atenção a necessidade de identificação e tratamento dos riscos através de toda a organização;
  • Melhor percepção re oportunidades e ameaças;
  • Melhorar controles melhorar governança;
  • Melhorar a Prevenção de Perdas e a gestão de Incidentes;
  • Minimizar perdas;
  • Aumentar a Resiliência da organização;
  • Melhorar eficácia e eficiência operacional, entre outros benefícios.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resumo de portarias segundo a sua aplicação na Segurança

Portarias Aplicadas a Segurança de forma simples e direta, dessa forma vc vai saber o que, como e baseada em que irá tomar suas decisões, assegurada na lei.
Portaria nº 1.129 de 15 de dezembro de 1995 - Aprova o Certificado de Segurança e o Certificado de Vistoria a serem emitidos pelas Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, através das Comissões de Vistoria.
Portaria nº 1.264, de 29 de setembro de 1995 - Estabelece normas para constituição e funcionamento de empresas particulares que explorem serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências.
Portaria nº 277, de 13 de abril de 1998 - concede o prazo de 30 (trinta) dias para a apresentação do Plano de Segurança.
Portaria nº 891, de 12 de agosto de 1999 - Institui e aprova o modelo da Carteira Nacional de Vigilante.
Portaria nº 992, de 25 de outubro de 1995 - Normatiza e uniformiza os procedimentos relacionados às empresas prestadoras de serviços de segurança privada, segurança orgânica e planos de segurança de estabelecimentos financeiros.
Portarias  nº 1.545 e 1.546 - Modifica, no âmbito do Ministério da Justiça, a composição da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada.
Portaria no. 387/2006 - DG/DPF, de 28 de AGOSTO de 2006 - Altera e consolida as normas aplicadas sobre segurança privada. Disciplina, em todo o território nacional, as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.
Portaria Conjunta PGFN-SRF Nº 2 - Dispõe sobre parcelamento de débitos para com a Fazenda Nacional, de que trata a Medida Provisória nº 303, de 29 de junho de 2006
Portaria 1546/95-MJ - Aprovar o anexo Regimento Interno da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada.
Portaria 1264/95-MJ Dispõe sobre o veículo Especial para Transporte de Valores
Portaria 1545/95-MJ Modificar, no âmbito do Ministério da Justiça, a composição da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada.
Portaria 1129/95-DPF Aprova o Certificado de Segurança e o Certificado de Vistoria a serem emitidos pelas Superintendências Regionais do D P F define as Comissões de Vistoria.
Portaria 22/02-DLog - Dispõe sobre coletes a prova de balas - aquisição, controle, etc.
Portaria 277/98-DPF - Altera a Portaria 992/95-DPF.
Portaria 2.495/94-MJ - Altera a Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada
Portaria 891/99-DPF - Cria a Carteira Nacional de Vigilante.
Portaria 029/99-DMB - Nomatiza atividade de segurança privada, aquisição de materiais controlados, etc. no âmbito do Exército.
Portaria  191/2006 SIT/DSST - Portaria que regulamenta o uso do colete à prova de bala.
Portaria 836/00-DPF - Complementa a Portaria 891/99-DPF - Carteira Nacional de Vigilantes
Portaria 1055/01-MJ -Altera a Portaria 1264/94 - Repotencialização de "Carro Forte"
Portaria 320/04-DPF - Altera a validade da Carteira Nacional de Vigilante.
I.S. Nº 01/04-CGCSP - Trata da uniformização dos procedimentos nas DELESP´s e nas C.V's (s/anexos)
Portaria 2.494/94-MJ - Cria a Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada
Portaria 387/2006-MJ -   Altera e consolida as normas aplicadas sobre segurança privada.
Portaria Nº 18 - D LOG, DE 19/12/2006 - Aprova as Normas Reguladoras da Avaliação Técnica, Fabricação, Aquisição, Importação e Destruição de Coletes à Prova de Balas, e dá providências.
Portaria nº 518, de 25 de Março de 2004 - Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências - DOU DE 26/03/2004
Portaria nº 776, de 28 de Abril  de 2004 - Dispõe sobre a regulamentação dos procedimentos relativos à vigilância da saúde dos trabalhadores expostos ao benzeno, e dá outras providências. DOU DE 29/04/2004
Portaria nº 2.258, de 23 de Novembrode 2005 - Aprova a Resolução n° 32/05 do Grupo Mercado Comum (GMC) intitulada "Medidas de Vigilância e Controle para a Prevenção da Febre Amarela". DOU DE 24/11/2005
 
fonte:ABGS

DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

Estou postando um link onde você poderá ter acesso a informações Detalhadas sobre direito publico e privado bons estudos.

http://www.dirconstitucional.hpg.ig.com.br/indicec.htm

Nº de registro do Gestor de Segurança na CBO

Em Complemento AO ultimo Artigo Sobre a lei 749/2007 Que regulamentará A Situação dos Gestores de Segurança no Brasil, Coloco uma disposição de Todos O Código da CBO (Classificação Brasileira das Ocupações), faça Gestores de Segurança Que e 2526-05. UMa grande conquista um parágrafo classe, Que EAo poucos estabele Conquistando o Espaço Seu.


 

Projeto de Lei 749/2007, que regulamentará a função do Gestor de Segurança

Projeto de Lei nº 749/2007, que Regulamentará a função do Gestor de Segurança já está na Comissão de Constitucionalidade


O Projeto já foi apresentado pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá, e trata exclusivamente da regulamentação da função do Gestor de Segurança no Brasil. Este projeto cria e dar atribuições aos Gestores de Segurança, e garante que essa função se torne obrigatória, sendo feito a inclusão da categoria na CBO –  Classificação Brasileira das Ocupações.


Os tecnólogos e os formados em cursos seqüenciais e técnicos da área de informática e computação também poderão exercer a profissão, desde que observem as leis vigentes.
Aqueles que não tiverem formação superior ou técnica, mas que comprovarem por meio de documentos que trabalham na área há pelos cinco anos, poderão continuar trabalhando. No entanto, eles terão que regularizar a sua situação profissional no Ministério do Trabalho.

Segundo Brandão, as  fundamentação e justificativas que a ABGS encontrou para sugerir a criação da Função do Gestor de Segurança é comprovada pelo próprio MEC – Ministério da Educação e Cultura, (Educação superior, cursos e instituições) que regulamenta e descreve o cargo de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada, ou Gestor de Segurança, em mais de 50 instituições que formam anualmente, de 500 a 2000 Gestores de Segurança no Brasil, mas, de fato, mesmo já sendo formados e reconhecidos,  ainda  não atuam como Gestores de Segurança propriamente dito, justamente porque não existe uma Lei  regulamentando esta função.


 O Trabalho que a ABGS  tem feito é por demais louvável em prol da Profissão no Brasil e tem se organizando buscando as pessoas certas, os congressistas certos, que apóiam efetivamente a Segurança em todos os seus seguimentos, para fortalecer esta proposta de Lei junto ao Deputado Arnaldo Faria de Sá,  para o início da tramitação no congresso, assim teremos mais força para que esse projeto de Lei possa vigar, dando a todos os gestores de segurança a oportunidade de exercer a função pela qual foram formados e,  efetivamente desenvolvam suas atividades com orgulho e reconhecimento.
                           fonte: ABGS

                                                                                                                               

LAAD DEFENCE E SECURITY 2011

Olá pessoal para quem não sabe já é possível o credenciamento para LAAP 2011 que acontecerá no Rio de Janeiro de 12 a 15 de Abril, você também poderá participar de seminários sobre questões como, tecnologias, desafios, e inteligência tudo voltado para a segurança. Aproveite, pois essa é a maior feira de Defesa e Segurança da America Latina.
O site para cadastro é www.laadexpo.com.
Boa feira a todos.