terça-feira, 22 de março de 2011

MBA - MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION EM GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS


LATO SENSU - 10ª TURMA

VAGAS LIMITADAS


Disciplinas e Carga Horária
O curso MBA EM GESTÃO EM RISCOS CORPORATIVOS é composto de 06 (seis) módulos básicos, com carga horária total de 400h, assim descritos:

Módulo 1: Gestão Empresarial
Disciplina 1.1 - Processos Empresariais
A organização como estratégia da ação: a organização como um sistema; princípios componentes; a competitividade organizacional; instrumentos de avaliação do desempenho organizacional; habilidades e competências gerenciais. Logística e Armazenamento: a função compras; organização e pessoal para compras; compra com qualidade e preços certos; fontes de fornecimento; qualidade em serviços; terceirização e quarteirização. Gestão estratégica nas organizações: origem, evolução e objetivos. 
Disciplina 1.2 – Planejamento Estratégico
Conceitos básicos e etapas do Planejamento Estratégico. Análise das circunstâncias. Análise dos recursos. Análise dos Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças. Níveis de turbulência e sistemas administrativos: conceitos e fases da administração estratégica; sistemas administrativos; sistema administrativo de posicionamento. Técnicas auxiliares para o estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas: aplicação das técnicas estratégicas, técnicas estratégicas para análise dos negócios atuais: matrizes BCG, curva de experiência, análise de portifólio, Mckinsey, lorange e Vancil, Booz-Allen, modelo de Abell; Técnicas estratégicas para estabelecimento de vantagens competitivas: matriz de posicionamento competitivo, matriz ADL, Hofer e Schendel, Modelo de Porter; Tipos de Estratégias competitivas. Planejamento tático: indicadores e metas; controle. Metodologia de aplicação e uso. Exercícios práticos
Módulo 2: Planejamento de Gestão de Riscos           
Disciplina 2.1 - Cenários Prospectivos
Introdução à Prospectiva: conceito, definição, histórico e evolução da visão prospectiva; prospectiva e a definição de estratégias; aprendizado organizacional, prospectiva e o planejamento em segurança pública e privada; Cenários Prospectivos: características gerais de cenários prospectivos, objetivo e conteúdo dos cenários, tipologia dos cenários prospectivos, monitoração ambiental; Técnicas e Métodos de Elaboração de Cenários: descrição das técnicas de ajuda à criatividade, técnicas de avaliação, técnicas de multicritérios; método de Michel Godet, método da Global Bussiness Network – Peter Schuartz; método de Porter; método Grumbach e Brasiliano; Modelagem de Cenários em Segurança: exercício prático de construção e modelagem de cenários para o setor da segurança pública e privada, com o enfoque estratégico e tático de Cenários Prospectivos. Histórico da teoria dos Jogos. Conceito – Chave. Jogos de Tomada de decisão: Jogos de Conflito simétricos e assimétricos: modelo Chicken e modelo dilema de prisioneiro. Metodologia de aplicação e uso. Exercícios práticos.

Disciplina 2.2 – Plano Diretor em Gestão de Riscos
Regulações: COSO II, Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos – IBGC; Estrutura e alinhamento com a Norma internacional ISO 31000, Panorama geral da Ética Institucional no Brasil e no mundo.Padrões internacionais de ética institucional. Formulação e escolha de estratégias em segurança, implementação das estratégias; Conceito de Planejamento em segurança integrado com planejamento empresarial; Processo de Gestão de Riscos: comunicação e consulta, elaboração do contexto estratégico, metodologia para a realização de identificação de riscos e dos fatores de riscos: técnicas e ferramentas; análise de riscos: técnicas, métodos e ferramentas existentes, avaliação de riscos: matriz de riscos e apetite ao riscos; tratamento dos riscos: estratégias e ações com base nas ferramentas de identificação dos fatores de riscos e suas motricidades, monitoramento de riscos: processo e técnica.Relação custo benefício.
Módulo 3: Metodologia e Pesquisa Científica
Disciplina 3.1 - Metodologia e Pesquisa Científica
A natureza do trabalho científico, delimitação e problematização do tema, referência teórica, metodologia do trabalho científico, coleta e tratamento de dados, elaboração do relatório e conteúdo da monografia. Elaboração e escrita de artigos técnicos. Bibliografia e Normas da ABNT.

Módulo 4 – Inteligência, Investigação, Regulação e Normatização
Disciplina 4.1 – Inteligência Empresarial e Competitiva
Inteligência Empresarial e Competitiva: conceito; sistema de Inteligência Competitiva; sistemas de comunicação e Informação. Gestão do Conhecimento; técnicas de Análise de Prospecção; Softwares utilizados na inteligência competitiva. Tecnologia da Informação: situação atual; perspectivas e tendências; Infra-estrutura e planejamento de sistemas de informação; Internet como diferencial competitivo; Intranet; Sistemas Integrados de informação. Segurança da Informação: Aspectos legais e éticos; Análise de Riscos em tecnologia de informação; Políticas de Segurança de Informações; Planejamento da Continuidade dos negócios; Controles de Acesso Lógico; Criptografia; Segurança na Internet. Contra – Inteligência Empresarial: princípios básicos do fluxo de informação; o fator humano; técnicas de indução; estratégias de desinformação empresarial.
Disciplina 4.2 Investigação Empresarial
Taxionomia das Fraudes Empresariais: Conceito e definição de fraudes; panorama mundial e brasileiro sobre fraudes, lógica do fraudador (modus operandi); Investigação Empresarial: conceito, tipos, metodologia para elaborar uma investigação (definição do problema, avaliação da situação atual, elaboração de hipóteses, estabelecimento de plano de ação). Técnicas de Investigação Empresarial: metodologia para coleta e análise de informações, técnica de observação e vigilância, utilização de banco de dados.
Disciplina 4.3 - Regulamentação e Normatização

Resolução 3380 BACEN; Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos – IBGC; ABNT 15999, parte 1 e 2; Estrutura e alinhamento com a Norma internacional AS/NZS 4360:2004; Família 27000; Norma da FERMA – Européia e a Estrutura da ISO 31000.

Módulo 5: Auditoria, Gestão de Projeto e Tecnologia
                      
Disciplina 5.1 – Auditoria Baseada em Riscos
A nova visão e conceito da auditoria dentro do ambiente competitivo das empresas; Gerenciamento de Risco e a Integração com a Auditoria; Elaboração de Fluxos (macro/micro) Desenvolvimento de fluxogramas dos processos identificados, apontando os pontos de risco e de auditoria; Elaboração de Programas de Auditoria, Definição das políticas e procedimentos de auditoria, extensão das análises, periodicidades e amostragens; Desenvolvimento e aplicação de Check-List, Apresentação de metodologia para desenvolvimento de testes de auditoria e critérios de pontuação e avaliação das áreas auditadas; Padronização de Papéis de Trabalho, Formalização dos testes de auditoria com base nos levantamentos e análises efetuadas nas áreas auditadas; Registro das Irregularidades (Ponto Crítico), Processo de formalização das irregularidades identificadas nos trabalhos de auditoria aos gestores responsáveis; Elaboração de Relatórios, Metodologia para elaboração de relatórios de auditoria assim como o processo de follow-up para a correção dos riscos e irregularidades constatadas.
Disciplina 5.2 – Gestão de Projetos
Fundamentos em Gestão de Projetos: Introdução; Seleção de Projetos; Áreas de Conhecimento em GP; Processos de Gerenciamento: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento; Melhoria de Processos - PDCA; Custo da Não Qualidade - CNQ; MASP; Benchmarking; Quality Function Deployment - QFD; Reengenharia; Estudo de casos.

Disciplina 5.3 – Tecnologia
Metodologia para elaboração de descritivos técnicos; Parâmetros utilizados para avaliação de fornecedores de sistemas tecnológicos; Emprego estratégico dos sistemas integrados de segurança (controle de acesso; intrusão; detecção e combate ao fogo; CFTV; Rastreamento); Integração de sistemas e Emprego e Constituição de Centrais de Comando e Controle (Grandes Corporações e Eventos)

Módulo 6: Gestão da Continuidade de Negócios 
Disciplina 6.1 – Gestão da Continuidade de Negócios
Definição de Plano de Contingência, Plano de Continuidade de Negócios e Plano de Recuperação de Desastres; Conceito de Emergência, Contingência, Crise e Continuidade de Negócios. Conceito do BCM: Business Continuity Management. Fases Para Elaboração de Plano de Continuidade de Negócios: Descrição das fases da Metodologia para elaboração dos Planos, enfocando: Metodologia para Identificação de processos críticos, Metodologia para a análise de impacto nos negócios – Business Impact Analysis - BIA; Elaboração de Estratégia de Emergência, Contingência e Continuidade; Formação do Comitê de Continuidade de negócios da Empresa; Elaboração e Implantação de Procedimentos. Métodos para realização Testes de PCN: conceito de testes, parametrização de testes, controle dos testes. Controle e avaliação do PCN: descrição de ferramentas de gestão e de informática para controlar o PCN. Implantação da Cultura BCP na empresa: descrição de campanhas de endomarketing que auxilia na venda do Plano de Continuidade de Negócios.

Data

Início: 11 de Abril de 2011
Aulas Segundas e Quartas – Das 19h00 as 22h30
Carga Horária: 400 Horas/Aula
  • Encerramento das inscrições: 29 de Março de 2011.

Local das Aulas

Faculdade FESP/FAPI – Av. Nove de Julho, nº5520 – Jardim Europa – São Paulo/SP


Investimento e Forma de Pagamento

R$10.440,00 a ser pago em 18 parcelas iguais de R$580,00.

A primeira parcela corresponde à matrícula e 1ª mensalidade, o valor deve ser pago mediante emissão de boleto com prazo de até 5 dias antes do início do curso.

Docentes

Antonio Celso Ribeiro Brasiliano – Direção Técnica

Carlos Eduardo Santos
Fábio Pereira Ribeiro
Marcelo Barbosa de Souza
Nilton dos Santos
Patricia Martins Andrade
Paulo Eduardo Derenne Borges 
Vitória Lúcia Padovani
 

Informações:
Telefone: 11. 5531 6171 – Opção 4 – Divisão de Treinamento

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