quinta-feira, 24 de março de 2011

E a RSA foi hackeada! Uma das maiores empresas de segurança do mundo


A RSA é uma das mais importantes empresas de segurança do mundo, responsável pela criação de novas técnicas criptográficas e dos famosos tokens, aqueles geradores de números que usamos para acessar bancos, redes de empresas e outros importantes serviços. 

Ela foi alvo de um novo tipo de ameaça, chamada de APT (advanced persistent threat). APTs são ataques que podem demorar bastante, são sofisticados e geralmente desenvolvidos por organizações que possuem capital para bancar esta operação. Alguns bons exemplos são os ataques feitos ao Google pelo governo chinês – operação Aurora – e o Stuxnet, vírus supostamente criado pelo governo americano para prejudicar o enriquecimento de urânio no Irã. 

Por desenvolver os tokens de autenticação mais utilizados no mundo, a RSA é um alvo excepcional para um ataque. Segundo a própria empresa, os dados levados podem ser utilizados para simplificar ataques a seus usuários. 

Até o momento, maiores detalhes não foram liberados, mas a empresa já entrou em contato com o governo americano, para rastrear a origem dos ataques. 

Para as empresas, sobra a lição, se até a RSA foi hackeada, assumam sempre a possibilidade de um ataque. Criptografem dados críticos e tratem a segurança de sistemas de forma adequada. 

Não imagine que os hackers são moleques brincando com o computador, mas grupos criminosos bem organizados, bem como governos e empresas estrangeiras em busca de propriedade intelectual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.